terça-feira, 2 de junho de 2009


A última aula foi exposto o texto "Contextos de Alfabetização na aula" de Ana Teberosky e Núria Ribera, definimos alguns conceitos, mas o que mais me chamou atenção foi a diferença existente entre construtivismo e o cosntrutivismo social no contexto da alfabetização. Eles diferem-se pois o construtivismo parte da premissa de que o ensino é construído a partir do desenvolvimento intelectual do aluno que é estimulado no momento de seu ingresso na escola. Esta ideologia da educação não leva em conta o aprendizado que o aluno adquire em contato com o meio social, que pode ser a sua família ou outra forma de contato social. O construtivismo social parte da premissa de que o aluno em contato com o meio, já tem uma gama de conhecimentos foram desenvolvidos através de estimulos como, por exemplo. a leitura com os pais de algum livro, a escrita em voz alta e em conjunto com a criança entre outros. Este interacionaismo entre o meio e a criança, dentro do contexto alfabetizador, facilita o processo de ensino da leitura e da escrita.

Além disso, o contato da criança com materias que o convoque e desperte para a sua necessidade de parender a ler escrever é primordial para estimulá-lo para desenvolver estas habilidades.

Outro ponto chave da nossa aula aconteceu quando no decorrer do texto a autora deixa claro que o desenvolvimento intelectual se dá por estímulos. Nas classes mais abastadas as crianças são estimuladas a todo momento, com livros de histórias infantis, viagens e a dedicação de seus por disponibilar de tempo para desenvover com seus filhos atividades que o estimulem ao parendizado. Nas classes mais baixas, os pais nao disponibilizam de tanto tempo, pois, a maioria trabalha na maior parte do dia. Isto é o que Bourdier chama de aquisição de capital cultural. Sendo que o mas interessante é desmistificar a ideia de que os menos abastados possuem capacidade cognitiva inferior as crianças de classe média. Isto não é verdadeiro pelo fato de que todos recebem estímulos mas, de intensidades diferentes.

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