Segundo Hernadez (2000) a definição de portifólio é:
“Continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da Escola, representações visuais, etc) que proporciona evidencias do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo.” (HERNADEZ, 2000, p.100)
Em uma definição mais simplificada, podemos definir o portfólio como uma seleção sistematizada dos trabalhos, organizados e produzidos, pelos alunos.
O portfólio possui objetivos gerais que são descritos por Heargreaves et. al. (2001 apud VILLAS BOAS, 2004).
¨ Motivar os alunos menos capazes ao fornece-lhe um meio para mostrar seus esforços.
¨ Abertura para a formação de sua identidade, apresentar trabalhos e documentos que tenham alguma representação para o aluno.
¨ Possibilidade de transverssalizar o seu aprendizado com experiências externas.
¨ Apresentar formas de reconhecimento dos resultados e êxitos obtidos.
¨ Mostrar as diversificações da capacidade do aluno em relação ao público externo.
Dentro da avaliação formativa, o portifólio, é uma das principais ferramentas utilizadas pelos professores para avaliar, pois ele auxilia a diagnosticar os erros e também proporciona ao professor um acompanhamento mais específico de cada aluno, verificando assim o desenvolvimento no processo de aprendizagem.
Além disso, o portfólio é muito importante porque contribui para a construção da identidade do aluno a partir da exposição de suas necessidades e de suas potencialidades. Ao começar a analisar o seu desenvolvimento, o aluno exercita a auto-avaliação e o senso crítico.
Um outro elemento do uso do portifólio, como ferramenta da avaliação normativa é o desenvolvimento da autonomia do aluno. Isto ocorre porque ele tem autonomia para redigir o seu trabalho, ou seja, pode expressar sua opinião, insento de interferência de pais e professores, sentindo-se assim mais autônomo para tomar decisões.
Segundo Villas Boas (2004), o portfólio possui alguns princípios norteadores.
¨ Construção/elaboração – É feito pelo aluno e, portanto desenvolve a sua autonomia.
¨ Reflexão – O aluno precisa refletir para sistematizar o pensamento e elaborar a crítica.
¨ Criatividade – Por ser um trabalho individual, o portfólio demanda muita criatividade do aluno. Quando o portifólio é eletrônico, o aluno conta com suportes como, por exemplo, blog, sites, imagens, áudios e vídeos.
¨ Auto-avaliação – O aluno avalia o seu desenvolvimento observando o portfólio.
¨ Parceria – O portfólio é construído através da parceria entre professor e aluno que juntos elaboram o trabalho pedagógico e deles dependem o seu êxito. Neste processo o professor assume a figura de orientador, portanto, coadjuvante na construção do portfólio.
¨ Autonomia – Por ser um trabalho individual e sem a influencia direta do professor o aluno percebe-se mais autônomo para elaborar o seu trabalho.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Portfólio - definição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente síntese!! Muito boa!
ResponderExcluir