terça-feira, 12 de maio de 2009

Avaliação Formativa, uma nova alternativa.

A avaliação formativa é um modo alternativo de avaliação que consiste em avaliar para diagnosticar as dificuldades, do aluno, no processo de aprendizagem, e construção do saber. Esta forma de avaliação diferencia-se da forma tradicional ou normativa, pois não tem caráter punitivo nem penalizador, também não objetiva medir conhecimento.


Logo a avaliação formativa possui características gerais:
¨ Diagnóstica – A avaliação formativa detecta as dificuldades de aprendizagem e informa ao orientador sobre o desenvolvimento do aluno.
¨ Auxiliadora no processo de aprendizagem – A avaliação formativa é toda a avaliação que orienta o aluno a se desenvolver e a aprender. Este modo de avaliar demanda do professor e do aluno um maior trabalho para superar as dificuldades no aprendizado.
¨ Orientadora – Este modo de avaliação por detectar as dificuldades, orienta o trabalho do professor e também conscientiza o aluno da sua dificuldade.

Todavia, o processo de avaliação formativo ocorre em três etapas:
¨ Coleta de informações, que possibilita o diagnóstico.
¨ Interpretação dos dados coletados a partir da primeira etapa. Esta análise orienta o professor no desenvolvimento de trabalhos pedagógicos específicos.
¨ Elaboração de um trabalho pedagógico orientado pelos dados coletados visando suprir as dificuldades no aprendizado.

Portanto a avaliação formativa tem uma visão mais ampla e completa no sentido de avaliar para aprender. Os erros não são punitivos, mas sim, objetos de estudo e matéria-prima para a orientação do professor e elaboração do seu trabalho. Além disso, desenvolve no aluno o senso crítico, a partir de sua característica auxiliadora do processo de aprendizagem, que conscientiza o aluno de sua dificuldade.



Um comentário:

  1. A sua compreensão de avaliação formativa está se situando no campo das mudanças. Ter esta visão ajuda, sobremaneira, a construirmos outras práticas de avaliação e, consequentemente, outras práticas de trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento do aluno. Muito bom! O esquema é interessante. Informe a fonte!

    ResponderExcluir