sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tipo textual ou gênero textual? Eis a questão.


É facil confundir estes dois conceitos. Portanto vamos exercer a pesquisa para tecer esclarecimentos a respeito desse questionamento.

Tipos de textos - são enunciados que conservam características relativamente comuns que são identificadas em vários textos, mesmo ocorrendo variação na estrutura, extensão e conteúdo é possível fazer a identificação dessas características a partir de uma análise do enunciado. Segundo Silva (1995) os gêneros textuais são classificados da seguinte maneira:

- Estrutura Narrativa.
- Estrutura Descritiva.
- Estrutura Expositivo/Argumentativo



Gênero textual – está relacionado ao formato do texto e a organização da disposição das idéias, voltadas para proporcionar uma interação social. Como os gêneros, os tipos de textos possuem características. São tipos de textos: aviso, bilhete, romance, aula expositiva. Travaglia (1991) classifica como gênero textual todo o texto que tem por função dar conhecimento de algo a alguém.

Um comentário:

  1. Boa síntese. Coloque as referências de pesquisa e as fontes dos autores citados. Por exemplo: SILVA, 1995 (Qual é a referÊncia? Nome do autor completo? Texto ou livro?) TRAVAGLIA, 1991. (IDEM).

    ResponderExcluir